pt_BR

Data: 8 de dezembro de 2020

Local: dev.abc.org.br/transmissao

CRISPR E EDIÇÃO DE GENOMAS

A tecnologia CRISPR, que permite cortar, modificar com precisão e, consequentemente, editar genes, representou um grande salto para a pesquisa cientifica em várias áreas. Na agricultura, por exemplo, a edição de genomas possibilita avanços importantes para o melhoramento genético. Na saúde, permite a melhoria da saúde humana em vários níveis, mas suas aplicações esbarram em limites éticos. A construção de um arcabouço legal, essencial para o desenvolvimento com segurança de produtos gerados pela edição de genomas, vem ocorrendo no Brasil e em vários outros países. Os aspectos éticos, no entanto, ainda precisam ser debatidos com toda a sociedade. Como funciona essa técnica, que riscos e benefícios ela oferece e quais são as discussões éticas em evidência? Para responder a essas e outras perguntas, a Academia Brasileira de Ciências convidou: Santuza Teixeira, Lygia da Veiga Pereira, Marie-Anne Van Sluys e Paulo Augusto Vianna Barroso. Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a Acadêmica Santuza Teixeira.  

Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação! Assista ao nosso webinário em: dev.abc.org.br/transmissao.

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.
  SERVIÇO Evento: WEBINÁRIOS DA ABC - CONHECER PARA ENTENDER ED. 30 | CRISPR E EDIÇÃO DE GENOMAS Data: 3ª feira, 08/12/2020 Hora: 16h (GMT-3) Evento no Facebook: FanPage Local: dev.abc.org.br/transmissao  

Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 
  • Santuza Teixeira - Professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), líder de grupo do INCT Vacinas e coordenadora do Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas), no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). É membro titular da ABC. Desenvolve pesquisas na área de biologia molecular. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Vai apresentar a CRISPR e contar uma breve história sobre experimentos de manipulação de genomas.
 
  • Lygia da Veiga Pereira - Professora titular da Universidade de São Paulo (USP), onde chefia o Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) e o Departamento de Genética e Biologia Evolutiva. Integra o Cepid-Fapesp Centro de Terapia Celular. Tem experiência em genética humana e médica. Falará sobre as perspectivas de uso da tecnologia CRISPR para a melhora da saúde humana e os limites éticos dessas aplicações.
 
  • Marie-Anne Van Sluys - Professora titular do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas para a compreensão de processos moleculares para diversificação biológica e a sobre a interação entre plantas e microrganismos. É membro titular da ABC. Vai abordar a demanda por desenvolvimento e padronização das técnicas de edição de genomas para ampla aplicação na agricultura, que possibilitarão um grande avanço na área.
 
  • Paulo Augusto Vianna Barroso - Presidente da CTNBio. Pesquisador da Embrapa desde 2001, atualmente lotado na Embrapa Territorial. Atua em genética vegetal, monitoramento estratégico agrícola e em biossegurança de organismos geneticamente modificados (OGM). Membro da CTNBio de 2006 a 2009, sendo novamente nomeado em 2019. Vai contextualizar as discussões e alterações das normas para avaliação de produtos da engenharia genômica brasileira e de outros países.